quarta-feira, 12 de junho de 2013

Uma aula diferente...
No dia 6 de junho a nossa turma teve uma aula diferente. Esta aula teve lugar num lugar muito especial da nossa cidade de Fafe, a barragem de Queimadela. 
Esta aula começou com uma pequena introdução ao meio feita pelo professor com a ajuda de mapas e guias. Nesta aula analisamos 3 locais diferente estes locais tinham parâmetros diferenciados como diferente luminosidade, humidade, tipos de solo, espécies animais e vegetais, entre outros. Ao longo do percurso fomos identificando as diferentes espécies (essencialmente vegetais) associando cada parâmetro. Estes locais embora muito próximos têm morfologias muito diferentes, todos eles tinham aspetos da ação antrópica. Esta visita associou numa só aula conteúdos de biologia e de geologia possibilitando-nos aplicá-os durante a aula.

domingo, 9 de junho de 2013

Obtenção de matéria pelos seres  heterotróficos 
Unicelularidade e pluricelularidade 
        Todos nós sabemos que todos os seres vivos necessitam transformar matéria para produzir o seu alimento. Podemos fazer duas distinções de seres vivos quanto à sua forma de obtenção de alimento:


        Seres autotróficos - que são aqueles que produzem o seu próprio alimento, isto é, transformam compostos orgânicos no seu alimento.
                                     


url.jpg




        Seres heterotróficos - dependem dos seres autotróficos para obter alimento pois não o conseguem produzir.
                                           


  A água, as vitaminas, as proteínas, os glícidos, os lípidos, os minerais, são os nutrientes básicos que todos os seres heterotróficos necessitam para se alimentar e que obtêm dos seres autotróficos. Os seres heterotróficos utilizam o seu sistema digestivo para o alimento ser transformado e simplificado. A nível celular a membrana tem a função de fazer com que o alimento, já devidamente transformado e simplificado, entre na célula.
 A membrana celular/ plasmática desempenha a função de trocas de matéria e energia entre o meio extracelular e o meio intracelular e vice-versa, age como uma barreira seletiva, que separa o meio intracelular do meio extracelular.



                          Movimentos transmembranares
Há várias possibilidades que uma que uma célula tem para realizar trocas de alimento são elas:
          A- Transporte não mediado - em que as substâncias passam através da membrana sem haver mediadores que as transportem (Moléculas como as proteínas)
          A1- A difusão Simples - em que as moléculas procuram o equilíbrio de concentrações entre o meio com maior concentração com o meio de menor concentração não há gastos de energia
          A2- Osmose - é um processo em que a água se movimenta de um meio de menor concentração (hipotónico) para um meio de maior concentração (hipertónico), de modo a criar equilíbrio osmótico
          B- Transporte Mediado - as substâncias passam através da membrana utilizando proteínas transportadoras. Este transporte pode ser a favor ou contra o gradiente de concentração
          B1- Difusão facilitada - algumas moléculas, como a glicose, utilizam este processo em que uma permease permite à substância atravessar a membrana no sentido do local onde existe em menor concentração (a favor do gradiente).
          B2- Transporte ativo- neste transporte a célula gasta energia pois as proteínas transportadoras (ATPases) transportam a substância do local onde ela se encontra em menor concentração para o local onde ela se encontra em maior concentração (contra o gradiente). é o caso dos iões que a célula mantém  em diferentes concentrações dentro e fora à custa do gasto de energia.

       

domingo, 17 de fevereiro de 2013

                                                         (Reflexão)
                                                     Biologia

   Na biologia são estudados os seres vivos na sua generalidade (características e funcionamento) desde a unidade básica da vida (a célula) que forma os seres unicelulares e os seres multicelulares, alguns dos quais muito complexos. 


guiadoestudante.abril.com.br
                                        Mas o que é a célula?

(células do épitélio bocal observadas ao MOC) profjabiorritmo.blogspot.com 

   A célula é a unidade básica, funcional e reprodutiva da vida. Tudo o que é ser vivo tem células. as células podem agrupar-se e formar tecidos, os tecidos podem agrupar-se e formar órgãos, os órgãos podem agrupar-se e formar sistemas, os sistemas organismos, os organismos quando se juntam em grupos numa área e num período de tempo formam populações, as populações quando se juntam  numa    área e num determinado tempo formam comunidades e o conjunto de todas as comunidades de um certo local formam ecossistemas e todos os ecossistemas juntos formam a Biosfera.
   Portanto, na base da vida encontram-se as células. Porém, existem organismos que não obdecem a esta organização pois apenas possuem uma célula: são os seres unicelulares. 

                       Células procarióticas e eucarióticas quais as diferenças ?

   As células procarióticas caracterizam-se por serem as células mais simples, o seu material genético não se encontra organizado, no interior do núcleo (não tem membrana nuclear). Estas células também não possuem outros sistemas internos de membranas.
   As células eucarióticas são mais complexas, pois possuem vários organelos membranares (cloroplastos, mitocôndrias, retículo endoplasmático...) e núcleo que contém o material genético.

       Células eucarióticas animais e células eucarióticas vegetais, quais as diferenças ?

   A célula vegetal possui parede celular, cloroplastos mas não possui centríolos.
   A célula animal não possui parede celular, nem cloroplastos mas possui centríolos.
   Todos os restantes organelos e estruturas celulares estão presentes nos dois tipos de células eucarióticas.  

(célula animal) teoriasdafisica-cmpa.blogspot.com

(célula vegetal) www.sobiologia.com.br
Baseado no livro adotado
   Atividade Prática - Simulação de Erupções Vulcânicas
Esta atividade teve como objetivo conhecer melhor os principais tipos de atividade vulcânica central, são eles a atividade vulcânica explosiva e a atividade vulcânica efusiva e os produtos delas resultantes. Para isso, tivemos de montar um dispositivo que nos permitisse simular esses tipos de erupções vulcânicas. Foi necessário:
          

Simulação I - Atividade Explosiva
          - 1 molde de um vulcão caracterizado pela atividade explosiva (cone alto e vertentes inclinadas).
          - dicromato de potássio
          - fita de magnésio
          - 10 cabeças de fósforo
          - açúcar
         
Simulação II - Atividade Efusiva
          - 1 molde de um vulcão caracterizado pela atividade efusiva (cone baixo e vertentes suaves).
          - vinagre
          - detergente
          - corante vermelho (3-4 gotas para dar cor de lava à solução)
          - bicarbonato de sódio

Procedimento:
          Simulação I
          - Colocar dicromato de potássio, fita de magnésio, 10 cabeças de fósforos e açúcar no topo do molde (cratera) do vulcão misturar com uma espátula a mistura depois, com um fósforo aceso, vai-se acendendo algumas das cabeças de fósforo. Esperar pelo resultado.
          Simulação II
          - Num goblé misturar os produtos líquidos, colocar o bicarbonato de sódio  no topo do molde (cratera) e vai-se deitando a solução do goblé para o topo do molde e observa-se o sucedido.

Resultados:
          - Simulação I - nesta simulação houve emissão de materiais, gases, poeiras e cinzas (assemelhando-se àquilo que acontece numa erupção explosiva).
          - Simulação II - nesta simulação houve escoamento de materiais de uma forma suave (assemelhando-se àquilo que acontece numa erupção efusiva).  

Reflexão: Na minha opinião estas simulações foram muito enriquecedoras pois, para além de terem um forte impacto visual, mostraram os processos e materiais de forma análoga ao que acontece na Natureza. Foi uma atividade muito interessante!





url.jpg
Erupção do Tipo Explosivo



url.jpg
Erupção do Tipo Efusivo

Fontes: Materiais necessários - oficina.cienciaviva.pt
           Imagens - google imagens



sábado, 19 de janeiro de 2013

Os Ventos Solares e o Campo Magnético da Terra

Reflexão Pessoal: Atualmente sabe-se que existe um"escudo protetor" da Terra, nomeadamente o CAMPO MAGNÉTICO DA TERRA. O campo magnético terrestre é mais importante do que a maioria das pessoas pensa, por exemplo é graças a ele que não somos afetados pelos ventos solares que são prejudiciais à saúde (pois os ventos solares transportam partículas ionizadas que dizimariam muitas espécies de seres vivos). Porém, algumas alterações no campo magnético da Terra puderam estar na origem de grandes extinções e que essas alterações possam ter sido inversões do campo magnético que acontecem com uma certa periodicidade. O campo magnético é tão importante que uma das teorias que suportavam o fim do mundo era que o campo magnético da Terra deixaria de existir e que devido a sua falta as partículas ionizadas afetariam aTerra, felizmente não se verificou. Sendo assim o campo magnético da Terra é vital para a nossa existência.

sábado, 8 de dezembro de 2012

Reflexão sobre as aulas práticas 
nas últimas aulas práticas de Biologia temos vindo a trabalhar com programas de exploração (Stellarium e Google Earth). Estas aulas têm sido muito enriquecedoras, relativamente ao nosso conhecimento da morfologia da Terra e do espaço. Na minha opinião estes dois programas são instrumentos que nos ajudam a compreender o que nos rodeia. Aconselho que experimentem estes dois programas pois dão-nos uma visão alargada do universo, da morfologia dos planetas, da localização das constelações,etc (no Stellarium) e informações sobre toda a morfologia da Terra no Google Earth.
  




Gelo em Mercúrio
Reflexão pessoal: Acerca de uma semana os cientistas da NASA divulgaram que descobriram gelo em mercúrio. Através de uma sonda que investigava o planeta os cientistas descobriram que um dos pólos deste planeta continha gelo. Este gelo pode conter vida daí o interesse dos cientistas em investigar melhor esta descoberta.