Noticia no dia do sismo de 2011 do Japão
«Sismo no Japão (Última actualização às 15h35)
Um sismo com a magnitude de 8,9 na escala aberta de Richter
provocou a morte a centenas de pessoas na costa nordeste do Japão. A cidade
mais afectada foi Sendai. O forte sismo, o maior em 140 anos, foi seguido de um
tsunami que poderá atingir 50 países. O cenário é dantesco.
O primeiro sismo, seguido de, pelo menos, 19 réplicas, foi
registado às 14h46 locais (05h46 em Lisboa), a 179 quilómetros a leste de
Sendai, ilha de Honshu, e a 382 quilómetros a nordeste de Tóquio, informou o
USGS. A maioria das réplicas teve magnitude superior a 6 na escala de Richter.
Imagens das grandes ondas que atingiram a costa de Sendai,
no nordeste do país mostram com um rasto de devastação. Um barco com cem
pessoas a bordo foi varrido pela onda. Na praia foram encontrados 200 a 300
mortos. E há também notícia de um comboio desaparecido.
Mortos, feridos e desaparecidos
As agências internacionais descrevem um cenário de grande
destruição - o que tem sido confirmado pelas imagens. Dezenas de cidades e
vilas ao longo de mais de dois quilómetros foram abaladas pelos violentos
tremores de terra.
O número de mortos não pára de aumentar e dezenas estão
desaparecidas após o sismo e o tsunami, adiantou a AFP citando relatos dos
meios de comunicação no local. Há portugueses incontactáveis. A embaixada
portuguesa está a tentar entrar em contacto com cidadãos nacionais através das
redes sociais.
As pessoas fugiram para os telhados dos edifícios mais altos
quando as ondas começaram a chegar. As empresas, escolas e transportes
encerram. As comunicações estão difíceis em Tóquio.Câmaras de vigilância dos
locais de trabalho captaram a violência do abalo.
As Nações Unidas já asseguraram que estão 30 equipas de
resgate preparadas para responder a um pedido de ajuda japonês. A embaixada de
Portugal em Tóquio está a tentar contactar os 500 portugueses registados no
Japão.
Já foram destacados aviões militares para ajudar as vítimas.
O ministro dos negócios estrangeiros do Japão já anunciou que está preparado
para receber ajuda externa.
Reactores nucleares
O Governo japonês emitiu, entretanto, um alerta por causa da
central nuclear na região de Sendai que as autoridades não estão a conseguir
«arrefecer».
De acordo com o jornal «The Japan Times», existem onze bases
nucleares nas áreas atingidas pelo sismo. Os reactores encontram-se em Miyagi,
Fukushima e Ibaraki e foram todos suspensos, Segundo informações do Ministro da
Indústria, que garantiu não ter existido qualquer fuga radioactiva.
Dezenas de incêndios deflagraram por toda a região: casas e
fábricas. O mais preocupante é precisamente na refinaria de Ichinara.»
Fonte: http://www.tvi24.iol.pt
http://www.jamstec.go.jp/chikyu/exp343/e/images/outline/chapter_03_img.gif
Reflexão Pessoal: O sismo do Japão fez milhares de mortos e
abalou os reatores nucleares que ameaçavam esta nação inteira. Este sismo foi
um exemplo da atividade das placas tectónicas. o Japão situa-se muito perto de
uma zona de subducção onde a placa Euro-asiática está a «sobrepor» a placa do Pacífico,
destruindo-se esta com as altas temperaturas do magma.

