sábado, 3 de novembro de 2012


Noticia no dia do sismo de 2011 do Japão
«Sismo no Japão (Última actualização às 15h35)

Um sismo com a magnitude de 8,9 na escala aberta de Richter provocou a morte a centenas de pessoas na costa nordeste do Japão. A cidade mais afectada foi Sendai. O forte sismo, o maior em 140 anos, foi seguido de um tsunami que poderá atingir 50 países. O cenário é dantesco.

O primeiro sismo, seguido de, pelo menos, 19 réplicas, foi registado às 14h46 locais (05h46 em Lisboa), a 179 quilómetros a leste de Sendai, ilha de Honshu, e a 382 quilómetros a nordeste de Tóquio, informou o USGS. A maioria das réplicas teve magnitude superior a 6 na escala de Richter.

Imagens das grandes ondas que atingiram a costa de Sendai, no nordeste do país mostram com um rasto de devastação. Um barco com cem pessoas a bordo foi varrido pela onda. Na praia foram encontrados 200 a 300 mortos. E há também notícia de um comboio desaparecido.

Mortos, feridos e desaparecidos

As agências internacionais descrevem um cenário de grande destruição - o que tem sido confirmado pelas imagens. Dezenas de cidades e vilas ao longo de mais de dois quilómetros foram abaladas pelos violentos tremores de terra.

O número de mortos não pára de aumentar e dezenas estão desaparecidas após o sismo e o tsunami, adiantou a AFP citando relatos dos meios de comunicação no local. Há portugueses incontactáveis. A embaixada portuguesa está a tentar entrar em contacto com cidadãos nacionais através das redes sociais.

As pessoas fugiram para os telhados dos edifícios mais altos quando as ondas começaram a chegar. As empresas, escolas e transportes encerram. As comunicações estão difíceis em Tóquio.Câmaras de vigilância dos locais de trabalho captaram a violência do abalo.
As Nações Unidas já asseguraram que estão 30 equipas de resgate preparadas para responder a um pedido de ajuda japonês. A embaixada de Portugal em Tóquio está a tentar contactar os 500 portugueses registados no Japão.

Já foram destacados aviões militares para ajudar as vítimas. O ministro dos negócios estrangeiros do Japão já anunciou que está preparado para receber ajuda externa.

Reactores nucleares

O Governo japonês emitiu, entretanto, um alerta por causa da central nuclear na região de Sendai que as autoridades não estão a conseguir «arrefecer».

De acordo com o jornal «The Japan Times», existem onze bases nucleares nas áreas atingidas pelo sismo. Os reactores encontram-se em Miyagi, Fukushima e Ibaraki e foram todos suspensos, Segundo informações do Ministro da Indústria, que garantiu não ter existido qualquer fuga radioactiva.

Dezenas de incêndios deflagraram por toda a região: casas e fábricas. O mais preocupante é precisamente na refinaria de Ichinara.»
Fonte: http://www.tvi24.iol.pt
            http://www.jamstec.go.jp/chikyu/exp343/e/images/outline/chapter_03_img.gif

Reflexão Pessoal: O sismo do Japão fez milhares de mortos e abalou os reatores nucleares que ameaçavam esta nação inteira. Este sismo foi um exemplo da atividade das placas tectónicas. o Japão situa-se muito perto de uma zona de subducção onde a placa Euro-asiática  está a «sobrepor» a placa do Pacífico, destruindo-se esta com as altas temperaturas do magma.


   

Sem comentários:

Enviar um comentário